Ministro Eduardo Lopes também faz a entrega de área da União para a Colônia de Pescadores de Copacabana

O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, vai comemorar o Dia do Pescador (domingo, 29) em Angra dos Reis, no litoral fluminense, com a resolução de um antigo problema da região: o licenciamento das embarcações de pesca artesanal para a captura do camarão. Ele esteve na cidade no mês passado, quando prometeu resolver a questão em no máximo 30 dias. A entrega das licenças acontece às 11 horas no Cais de Santa Luzia, na Cooperativa dos Produtores de Pesca, no Centro.

O Ministério da Pesca e Aquicultura está promovendo a regularização da captura do camarão rosa em toda a região. O litoral fluminense não possuía licença específica para a espécie. Pelo menos 160 embarcações devem ser beneficiadas.

“O ordenamento é fundamental para o desenvolvimento da atividade pesqueira no Brasil. Ordenando e organizando vamos garantir um futuro para o setor”, destacou Lopes, lembrando da grande missão do ministério, que é elevar a produção do País. “O ministro é e sempre será a favor do pescador. Quando tiver que negociar qualquer tipo de medida, conseguir as licenças, sempre estaremos lutando pelos pescadores”, garantiu.

A pesca do camarão na região teve início no último dia 1º. Durante os últimos 30 dias os pescadores trabalharam com licenças provisórias, que serão substituídas pelos novos documentos, específicos para a espécie do camarão rosa.

A pesca artesanal mobiliza no Rio de Janeiro mais de 13 mil famílias de pescadores. A produção pesqueira fluminense beira as 100 mil toneladas e abastece principalmente o mercado interno brasileiro. O camarão rosa é um dos principais pescados produzidos pelo Estado.

Copacabana

Na próxima terça-feira (1º de julho), em solenidade no Parque dos Patins, na Lagoa, o ministro Eduardo Lopes entregará à Colônia de Pescadores Z-13, de Copacabana, a posse da área que ocupa desde a sua fundação.

Trata-se de área da União, na beira-mar, que estava de posse do IBAMA. O local foi repassado de volta ao Patrimônio da União, que o repassou para o Ministério. Agora, será entregue em definitivo aos pescadores. A falta da posse por parte da Z-13 impedia a colônia de fazer melhorias e reformar a estrutura que atende aos pescadores e a comunidade. A partir de agora o local será reformado e contará com mais espaço para treinamento e capacitação dos pescadores.

Agenda

Evento: Entrega de licenças para a pesca do camarão e comemoração do Dia do Pescador

Onde: Angra dos Reias – Cais de Santa Luzia, na Cooperativa dos Produtores de Pesca, no Centro

Quando:  Domingo, dia 29 de junho

Horário: 11 horas

 

Evento: Entrega de posse de área à Colônia de Pescadores Z-13

Onde:  Rio de Janeiro – Local: Av. Borges de Medeiros s/nº – Parque dos Patins – Lagoa- Quiosque 4.

Quando: Terça-feira, 1º de julho

Horário: 10h30