Informações de Cumuruxatiba

Pousada Axé – Informações Sobre Cumuruxatiba – Praias – Como Chegar

Informações de Cumuruxatiba

CUMURUXATIBA – (CUMUXA – quer dizer maré baixa e TIBA – maré alta – mar batendo nas falésias) é uma pequena vila de pescadores localizada no litoral sul da Bahia, a 70 Km ao sul de Porto Seguro (distancia litorânea). Na sequencia do litoral norte de Prado, o distrito de Cumuruxatiba está a 32 km da sede municipal por estrada de terra.

Cumuruxatiba guarda magníficas praias que sofreram pouca interferência do homem, cercadas por falésias e coqueirais, e conserva praticamente intactos longos trechos dessas praias emolduradas por coqueiros. O mar envolve os banhistas em suas águas mornas, que contrastam com pequenos riachos de águas limpas, ferruginosas e frias, com áreas remanescentes da Mata Atlântica. As falésias pintam o lugar com várias cores que impressionam e a natureza realmente é um espetáculo. Ninguém escapa da paixão à primeira vista.

O mar sem ondas e a brisa constante fazem de Cumuruxatiba o lugar ideal para a prática de vários esportes aquáticos. Windsurfe e caça submarina podem ser praticados ao longo de toda a costa, em especial nos recifes da Coroa, onde se podem apanhar lagostas e polvos com as mãos. Os turistas podem
fazer, ainda, passeios de escuna e passeios na mata virgem.

Cumuru era apenas uma tranquila e rústica vila de pescadores. Nos dias de hoje, turistas brasileiros e estrangeiros se refugiam neste pedacinho do sul da Bahia em busca de uma vida mansa, águas mornas, praias desertas com rios de água doce, falésias, manguezais, fazendas de coqueiros.

Próximo a Cumuruxatiba, encontra-se a Ponta do Corumbau, que em tupi-guarani significa ”o fim do mundo e o começo da terra”. O nome traduz a bela paisagem onde a ponta da terra avança para o mar. A extensa praia de areia fina e branca, termina num pontal de 2 km, que a maré alta faz sumir. O Farol da Marinha, cercado de amendoeiras, à beira do rio Corumbau, faz limite com o vizinho município de Porto Seguro.

A região é considerada uma das mais belas do Brasil: o mar é de águas claras, onde se enxerga o fundo, de fina areia branca, com trechos de Mata Atlântica. Os pescadores da aldeia têm como vizinhos os índios Pataxós e o Parque Nacional do Monte Pascoal. Aliás, o Monte fica bem visível, desde a entrada que liga Cumuruxatiba a Corumbau. Os índios pataxós da aldeia atravessam o rio e vêm vender seu artesanato,
misturando-se com os inúmeros pescadores da região, em pousadas – algumas rústicas, outras sofisticadas,
em bares e restaurantes e em casas espalhadas por toda a área.

Completando este cenário, dentro da rota das belas praias do Sul da Bahia, está Trancoso. Um povoado que se originou de uma aldeia jesuíta e foi redescoberta em meados dos anos 70. Ainda conserva sua exuberante natureza, a simplicidade de seus moradores e um estilo rústico por toda a vila. Aproveite para conhecer as praias e desfrutar da comunidade à noite.

Navegação para avistagem de baleias (de Julho a Outubro). Embarque em escuna para navegação de aproximadamente 25 milhas de percurso para observação desses imensos mamíferos que migram das água frias do Polo Sul para se reproduzirem nas águas quentes da Bahia. Um biólogo do Projeto Baleia Jubarte acompanha os participantes, dando informações durante todo o percurso. Duração: 5 horas.

Pousada Axé – Informações Sobre Cumuruxatiba – Praias – Como Chegar